catalogo-de-produtos

Catálogo de Produtos: quais os benefícios?

Escrito por Redação Raya em .

No artigo de hoje trataremos sobre o Catálogo de Produtos. Confira a seguir!

Você já ouviu falar no Catálogo de Produtos?

O Catálogo de produto será uma ferramenta do Portal Único que irá facilitar os processos.

Em outras palavras, facilitará a prestação das informações sobre as mercadorias adquiridas do exterior. Isso porque ficarão registrados os produtos de interesse do importador.

Dessa forma, a cada nova operação, as informações já cadastradas serão aproveitadas, utilizando um número de registro específico do seu produto sem precisar prestar os detalhes novamente à fiscalização.

Objetivos do Catálogo de Produtos

Em resumo, o Catálogo de Produtos elevará a qualidade da descrição do produto.

Por exemplo, contará com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos.

Além disso, proverá maior facilidade e segurança na classificação fiscal. Isso, devido ao aumento da qualidade e precisão da informação do produto.

Benefícios do Catálogo

Neste tópico, separamos alguns benefícios do Catálogo, de acordo com o documento “Proposta de novo processo de importação”, do Programa Portal Único de Comércio Exterior.

Armazenamento e diagnóstico

O primeiro benefício do Catálogo de Produtos está na possibilidade de armazenamento das informações e reutilização nas próximas operações.

Outro ponto relevante, é que através do Catálogo, o importador conseguirá acionar o diagnóstico para ver se o produto está sujeito ao controle de um órgão anuente na importação.

Caso haja a necessidade, o módulo de licenciamento pode ser adicionado por meio do Catálogo de Produtos. Contudo, vale ressaltar que se a mercadoria por si só estiver sujeita à licenciamento, poderá requerer a licença para outras informações de operação.

Gerenciamento de riscos

Evidenciamos também que o Catálogo permitirá melhorias no gerenciamento de riscos. Atualmente não é possível verificar, durante uma análise de importação, o registro de operações anteriores. Ou seja, cada operação é vista separadamente como uma nova importação.

Já com o Catálogo, há a disponibilidade do histórico das operações. Dessa forma, a agilidade no reconhecimento de importações de um mesmo produto poderá conferir um tratamento mais dinâmico.

Número de referência

Além disso, por meio do Catálogo, as informações recebem um número de referência. Deste modo, ao preencher uma Duimp, o importador conseguirá informar o número registrado e o sistema preencherá os campos correspondentes à mercadoria.

Existirá também a possibilidade de o importador preencher a solicitação de licença ou declaração antes de realizar o registro de uma mercadoria. Neste caso, as informações preenchidas em uma Duimp, mesmo sem referência ao Catálogo de Produtos, serão registradas automaticamente. Dessa forma, o importador poderá pesquisar atributos da mercadoria registrados no Catálogo.

Auxílio do módulo

Haverá também o auxílio do módulo no processo de classificação de mercadorias. Ao associar atributos referentes à natureza da mercadoria, a sistemática poderá servir como assistência para os importadores na hora da classificação fiscal.

Integração em plataforma única

O Catálogo de Produtos integrará a plataforma do Portal Único. Assim, poderá se integrar com qualquer outro módulo, como o Duimp, por exemplo.

Com essa padronização, o processo de prestação de informações se tornará mais ágil e simplificado.

Gostou de saber mais sobre o Catálogo de Produtos?

Conte nos comentários o que achou das facilidades que o Catálogo de Produtos oferecerá.

Para saber mais sobre o seu funcionamento, confira o vídeo que preparamos:

Fonte: http://www.siscomex.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/NPI_PRE.pdf

Raya Consult

+55 11 2601 3848

Rua Camé, 517
Móoca - São Paulo - SP

             Agência de Crescimento