• Português

Restam poucas semanas para a chegada do ano novo e com ele as já prometidas mudanças nos Incoterms para 2020. Há uma máxima que diz que “toda mudança é pra melhor” e, seguindo o dito popular, a Câmara Internacional de Comércio - ICC lançou em setembro deste ano a versão dos Incoterms 2020. 

As atualizações - que entram em vigor efetivamente em 1 de janeiro de 2020 - fazem parte de uma planejamento contínuo de melhoria nos processos de comércio exterior, cujo foco principal é torná-los cada vez mais claros e seguros para todos os envolvidos.

“As regras do Incoterms® 2020 fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando trilhões de dólares no comércio global anualmente. Como ajudam os importadores e exportadores de todo o mundo a entender suas responsabilidades  e evitar mal-entendidos dispendiosos, as regras formam o idioma das transações internacionais de vendas e ajudam a criar confiança em nosso valioso sistema de comércio global”, ressaltou o secretário geral da CCI, John WH Denton, durante o lançamento da versão 2020 do Incoterms.

E quais são as principais mudanças nos incoterms para 2020?

O fim do EXW e DDP no Incoterms 2020

O Ex Works - EXW - também conhecido como Saída de Fábrica - é o que indica a transferência de posse entre as partes, por isso, muito utilizado nos processos de comércio exterior. A exclusão promete fazer barulho no mercado! 

Assim como o Delivery Duty Paid - DDP. que indica que o exportador é o único responsável pelo frete, tributos, taxações entre outros encargos. Aqui, existe a possibilidade de ser desdobrado para o DTP e o DPP. E quando se trata de custos, ainda vamos ouvir muito sobre essa mudança por aí! 

Criação do INCOTERM CNI

A criação tem como objetivo mitigar uma sucessão de falhas no entendimento entre as FCAs e CFR/CIF, relacionadas aos custos e seguros do transporte. 

Seria este o gol de placa da nova versão?  

Eliminação do FAS 

O Free Alongside Ship - FAS tem pouca utilização, uma vez que só é utilizado por portos marítimos e fluviais. Porém se a sua empresa é umas destas poucas utilizadoras do FAS não precisa se preocupar. Especula-se a possibilidade de ele ser excluído ou substituído por uma solução digital e, desta forma, contemplar os poucos que o utilizam.  

Desdobramento do FCA

O mesmo FCA não atenderá a todos os modais de transporte como acontecia na versão anterior. Ela terá dois modelos: um para deslocamentos terrestres e outro para os marítimos.

 O Incoterms 2020 está mais detalhado e fácil de usar

A versão 2020 do Incoterms teve a preocupação de ser mais acessível. Um compromisso do ICC reafirmado com o lançamento de um aplicativo do Incoterms 2020, com informações de eventos, as últimas notícias do mercado.Você encontra o Incoterms 2020 disponível para compra, em 29 idiomas, no site do ICC. 

O que você achou das mudanças nos Incoterms para 2020? Ficou com alguma dúvida? 

Deixa aqui nos comentários que nossos especialistas te respondem!

Categorias:
Sem categoria2
Compartilhar: